25 de fevereiro de 2012

As Lutas

As Lutas sempre estiveram presentes na história da humanidade, por isso pode-se dizer que sua origem “perde-se no tempo”. Antes de conhecer as formas de expressão, como o falar e/ou o escrever, o homem empregou a Luta como expressão viva da sua espécie para demonstrar os seus sentimentos primitivos.
Através das varias ideologias e formas de vida dos povos pelos aspectos práticos, místico, religioso e desportivo, a luta atravessou grande evolução, desde as primitivas manifestações desportivas, passando pelos jogos Olímpicos da antiguidade até os nossos dias.

De acordo com o Parâmetro Curricular Nacional de Educação Física, as lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Podem ser citados exemplos de luta: as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro, até as práticas mais complexas da capoeira, do judô e do caratê (Brasil, 1998).


Nenhum comentário:

Postar um comentário