10 de março de 2012

Voleibol

O voleibol foi criado em 1895 por William G. Morgan, Diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços, da Escola Holyoke, Massachutts – USA. AO Brasil o voleibol chegou por volta de 1916/1917, pela Associação de Moços de São Paulo.

Fundamentos básicos
Saque - Defesa - Bloqueio - Levantamento - Passe – Ataque.
Momentos que constroem o jogo
1.       Ataque inicial: Saque – Chamamos de saque de ataque inicial. Essa é a primeira chance de colocar a bola no solo da quadra adversária, ou fazer com que a equipe adversária não consiga devolver a bola para a equipe pró, ou ainda se esta devolução acontecer, que seja ineficiente, facilitando assim o contra-ataque.
2.       Ataque: construído pela recepção, passe, levantamento e o ataque – Quando uma equipe uma equipe faz a recepção de um saque começa a construir, concretamente o ataque. Após a recepção, ocorre a preparação para o ataque, feita pelo movimento dos atacantes e pela ação do levantador, definindo qual o jogador irá completar o ataque.
3.       Defesa: Bloqueio e defesa – A Defesa tem início com uma movimentação para o melhor posicionamento  para defender seu campo de jogo do adversário. O bloqueio é o fundamento do momento da defesa que possibilita a tentativa de parar o ataque fazendo com que este volte para a quadra adversária ou que ao menos, possa amortecer o mesmo ataque para facilitar que a recuperação de bola possa ser feita.
4.       Contra-Ataque: Construído pelo levantamento/ataque – O contra-ataque construído só acontece se houver a defesa após um ataque adversário.
 
Regras Básicas do jogo
Para  jogar voleibol são necessários 6 jogadores para cada lado da quadra. As equipes são divididas por uma rede, no meio da quadra. O jogo começa com um saque executado por uma das equipes, quando a bola  ultrapassa a rede e segui ao campo adversário, os jogadores tentam evitar que a bola caia usando qualquer parte do corpo, sendo permitido dá até três toques na bola antes de envia-la novamente para o outro lado da quadra, os toque deve ser executado alternando os jogadores, não é permitido que o mesmo jogador dê 2 toque seguido na bola,  exceção no caso do toque de Bloqueio.

O campo de jogo
É retangular, com a dimensão de 18 x 9 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura de 2,43 m para o masculino e 2,24 m para o feminino.









Atenção!



Rally é o termo utilizado para identificar que após o ataque de uma equipe, a equipe adversária conseguiu recuperar a bola, não permitindo que a jogada fosse interrompida, devolvendo a mesma para a quadra adversária. Assim, há uma sequência de jogadas e a manutenção da bola no  ar em jogo.

O jogador pode encostar na rede (desde que não interfira no andamento do jogo), exceto na borda superior, caso isso ocorra o ponto será para o outro time.

O vôlei é dividido em set's, cinco é o seu total, ganha a equipe que vencer três set's. Para conquistar um set, é necessário que se faça 25 pontos ou mais desde que se mantenha uma diferença de dois pontos, ganha a equipe que conquistar três set´s.

REFERÊNCIA: Pedagogia do esporte/Renato Sampaio Sadi ...(et al.) e Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário