17 de março de 2012

A Capoeira

A capoeira é uma manifestação artística e cultural do Brasil, com origem  africana, surgiu no período colonial com os escravos vindos da Angola. No início sua prática era clandestina e os praticantes eram perseguido pela polícia. Hoje é praticada livremente e é um excelente exercício para o corpo, pois seus movimentos corporais ritmados, marcado por palmas, cantos, berimbau e outros instrumentos de percussão(caxixi, pandeiro, agogô e atabaque), exige do praticante ginga, agilidade,flexibilidade e equilíbrio.

Podendo ser  classificados  como dança, jogo e luta, a capoeira é executada em grupo formando um círculo, por isso o termo "Roda de Capoeira". As letras das músicas cantadas na capoeira apresentam um forte marcação rítmica com rimas simples e bem pronunciadas.

Golpes da Capoeira

Ginga: são os movimentos onde o capoeirista alterna o peso do corpo nos pés.







Cocorinha (defesa): de c´coras e com o braço levantado, o capoeirista protege o rosto do golpe adversário








(movimento neutro de deslocamento): o capoeirista move o corpo qualquer lado, levando as mãos ao solo e impulsionando os pés para o alto.

Cabeça (ataque): movimento de cabeça ao abdome do adversário.



Meia-lua de compasso (ataque): Com as duas mãos no chão, o lutador mantem uma perna bem esticada, gira completamente o corpo e tenta atingir com o pé a cabeça do adversário.





Benção (ataque): com a perna ligeiramente flexionada, o capoeirista procura tenta atingir o tórax do oponente impulsionando-a para frente.





Queixada (ataque): com um movimento circular de perna, de dentro para fora, o capoeirista procura golpear a cabeça do adversário com o pé.





 Negativa (ataque e defesa): ao mesmo tempo que se defende, o capoeirista tenta derrubar o oponente arrastando-o com a perna esticada.

Quebra de rim (movimento neutro e de defesa): caindo para o lado e apoiando-se no chão com as duas mãos, o capoeirista tenta equilibrar as duas pernas usando como apoio a pressão de um dos cotovelos sobre o rim.

Rasteira (defesa): Caindo para o lado e apoiando-se no chão com as mãos, o capoeirista tenta derrubar o adversário arrastando-o com a perna esticada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário