12 de março de 2012

Handebol

Atribui-se a invenção do handebol ao alemão Karl Schelenz, professor de educação física em 1919. Inicialmente era praticado em campo gramado, similar ao do futebol e era disputado por duas equipes de onze jogadores cada. Em 1946 os suecos oficializaram o handebol para sete jogadores para cada equipe, tendência que vingora até hoje.
O objetivo principal do handebol é conseguir a marca gols. Para marcar gol a equipe deve combinar as técnicasde ataque, que inicia-se pelo domínio dos diversos tipos de passes, recepções e fintas, além de outros recursos importantes, que colocam um jogador em condições de arremessar, após ter conseguido desequilibrar a defesa adversária.
A defesa adversária procura evitar que um atacante se posicione ou consiga uma situação favorável para finalizar (arremesso a gol), utilizando técnicas defensivas, tais como: posição básica, deslocamento e marcação.

O campo de jogo

O handebol é disputado em quadras de 40 metros de comprimento por 20 metros de largura com duas traves de 3 metros de largura por 2 metros de altura cada


Fundamentos do jogo

Passe – Drible – Finta – Recepção – Arremesso

 Regras básicas do jogo

·         É Permitido Segurar a bola durante o máximo de 3 segundos mesmo se ela está no chão.

·         Fazer o máximo de 3 passos com a bola na mão.

·         O lançamento da lateral é ordenado, desde que a bola tenha transposto completamente a linha lateral. E tem que ser cobrado com um pé sobre a linha lateral da quadra e outro fora. Pode-se passar ou até mesmo marcar gol.

·         O tiro de sete metros é ordenado quando um jogador sofre uma falta numa situação clara de gol. Ou seja, quando um jogador está livre para fazer um gol e é impedido através de uma "falta" pelo goleiro ou qualquer outro adversário.

·         Não é permitido driblar (quicar) a bola segurar e driblar novamente.


Duração do jogo: As partidas são divididas em dois tempos de 30 minutos cada, com 10 minutos de intervalos.





REFERÊNCIA: Pedagogia do esporte/Renato Sampaio Sadi ...(et al.) e Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário